São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Crise no México ajuda a vender mais tequila
RODNEY VERGILI
As vendas foram ajudadas pela curiosidade em conhecer o produto com o noticiário sobre a crise do México e o chamado ``efeito tequila". A tequila é uma bebida típica do México. O ``efeito tequila" foi a denominação criada pelos jornais para designar possíveis consequências à economia brasileira da crise do México. A crise do México -caracterizada pela desvalorização do peso e dificuldades financeiras de empresas mexicanas- produziu problemas para a colocação no exterior de títulos de companhias da América Latina. Para a Heublein, o ``efeito tequila" trouxe aumento nas vendas e lucros. Segundo Matarazzo, está havendo também uma maior curiosidade de frequentar os bares e restaurantes mexicanos, o que acaba aumentando as venda da bebida Cuervo, que é líder de vendas no mercado de tequila. O presidente da Heublein diz que as vendas de produtos importados da empresa cresceram 30% este ano; os nacionais de luxo evoluíram 20% e os populares não registraram aumento no faturamento. Matarazzo afirma que a falta de poder aquisitivo tem provocado dificuldades de pagamento na venda de bebidas populares por parte de comerciantes de menor renda. A Heublein não está planejando aumento na capacidade industrial, pois apesar do crescimento nas vendas com o Plano Real ainda há capacidade ociosa. A Heublein pertence ao grupo IDV - International Distillers & Vintners, maior companhia de bebidas destiladas do mundo. Texto Anterior: Xerox faz 30 anos e muda para crescer Próximo Texto: Ericsson espera lucrar US$ 180 mi com reforma Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |