São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
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Crise no México ajuda a vender mais tequila

RODNEY VERGILI
DA REDAÇÃO

As vendas da tequila Cuervo dobraram nos primeiros cinco meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. Marcelo Matarazzo, presidente da Heublein do Brasil, diz que a tequila está tendo aceitação crescente entre os brasileiros.
As vendas foram ajudadas pela curiosidade em conhecer o produto com o noticiário sobre a crise do México e o chamado ``efeito tequila".
A tequila é uma bebida típica do México. O ``efeito tequila" foi a denominação criada pelos jornais para designar possíveis consequências à economia brasileira da crise do México.
A crise do México -caracterizada pela desvalorização do peso e dificuldades financeiras de empresas mexicanas- produziu problemas para a colocação no exterior de títulos de companhias da América Latina.
Para a Heublein, o ``efeito tequila" trouxe aumento nas vendas e lucros. Segundo Matarazzo, está havendo também uma maior curiosidade de frequentar os bares e restaurantes mexicanos, o que acaba aumentando as venda da bebida Cuervo, que é líder de vendas no mercado de tequila.
O presidente da Heublein diz que as vendas de produtos importados da empresa cresceram 30% este ano; os nacionais de luxo evoluíram 20% e os populares não registraram aumento no faturamento.
Matarazzo afirma que a falta de poder aquisitivo tem provocado dificuldades de pagamento na venda de bebidas populares por parte de comerciantes de menor renda.
A Heublein não está planejando aumento na capacidade industrial, pois apesar do crescimento nas vendas com o Plano Real ainda há capacidade ociosa.
A Heublein pertence ao grupo IDV - International Distillers & Vintners, maior companhia de bebidas destiladas do mundo.

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