São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teens argentinos já podem dirigir aos 17

Lei exige uso de adesivo "motorista inexperiente"

SONIA MOSSRI
DE BUENOS AIRES

Os teens argentinos já podem tirar carteira de motorista a partir dos 17 anos. Eles só não gostaram da obrigatoriedade de circular em automóveis que trazem no pára-brisa o aviso ``motorista inexperiente".
Por enquanto, a novidade da nova Lei Nacional de Trânsito está restrita à Buenos Aires. Depois de um ou dois anos de teste na capital portenha, o restante do país deve adotar a legislação.
Para conseguir a carteira, é preciso enfrentar burocracia maior do que a exigida para quem tem mais de 18 anos.
Um dos pais tem que acompanhar o filho na solicitação da carteira. Além disto, é exigida a certidão de casamento dos pais. Antes de iniciar o curso de direção e sinais de trânsito, é preciso ser aprovado num exame psicotécnica -que testa a capacidade mental das pessoas.
O próximo passo é ser aprovado em um curso que pode durar até um mês. Por isso mesmo, muitos teens só poderão tirar a carteira durante as férias.
Carlos Suárez, pai de Daniel, 17, disse à Folha que já não suporta mais as pressões do filho para que o autorize a tirar a carteira de motorista imediatamente.
``Ele não está bem no colégio. O curso e o carro seriam mais uma desculpa", observa Suárez. Daniel terá que passar na escola para ter a carteira de motorista.
A maior parte dos teens que se apresentaram à Direção Geral de Trânsito em Buenos Aires já dirige o carro dos pais ou tem seu próprio automóvel.
É o caso de Patrício Martinez, 17, que ganhou um Fiat da mãe de presente de aniversário no mês passado. ``Já dirijo desde os 15. A polícia me parou várias vezes. Estou cansado de pagar multas", diz Patrício, ansioso para ter a sua carteira.
Tanto Patrício quanto Daniel acham que ``não pega bem" sair por aí com o plástico ``motorista inexperiente" no pára-brisa. Ambos estão convencidos de que isto pode atrapalhar a paquera.
``Gosto de mulheres mais velhas. Minha atual namorada tem 22. Este aviso é uma chatice", desabafa Daniel.
O diretor do Departamento de Trânsito de Buenos Aires, Roberto Gonzalez, justifica a obrigatoriedade do adesivo como uma precaução necessária.
``Está previsto na lei. É um dispositivo para que os motoristas saibam que se trata de um motorista novo e tenham cuidado nos deslocamentos ao redor dele, para maior segurança."
Gonzalez observa que os teens não vão precisar de um seguro especial para sair dirigindo, ao contrário da legislação de outros países. ``Todos os jovens podem ser responsáveis como seus pais, se respeitarem as leis de trânsito", observa.

Texto Anterior: 'Vou sentir falta da minha ex'
Próximo Texto: Carro também serve de "motel ambulante"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.