São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto da USP tira dúvidas de alunos de 22 escolas pela Internet

DA REPORTAGEM LOCAL

A Universidade de São Paulo (USP) quer ajudar estudantes de 22 escolas públicas e particulares de São Paulo a fazer a lição de casa e os trabalhos escolares.
A Escola do Futuro/USP criou o projeto ``Peritos". A idéia é organizar um cadastro de pesquisadores da universidade que vão responder qualquer dúvida enviada pelos estudantes, via computador.
A Escola do Futuro é um núcleo de pesquisa que tenta adaptar novas tecnologias -tipo computador- à educação.
Toda a comunicação é feita pela Internet, maior rede mundial de computadores com 70 milhões de usuários.
Por enquanto, o projeto só atende essas 22 escolas. Mas o ``Peritos" está crescendo e qualquer escola pode se inscrever.
O colégio precisa ter um computador (no mínimo, um 386, capaz de processar determinado volume de informações) e um modem -aparelho que faz a conexão entre computadores e linhas telefônicas.
Os alunos mandam a pergunta para a Escola do Futuro, que envia para o perito da área. A resposta volta para a Escola, que a deixa disponível na rede. Daí, é só o aluno acessar a rede e copiar o que estiver lá.
O convênio com a Escola do Futuro dá à escola o direito de participar em vários outros projetos educacionais e de ciências, tudo pela Internet.
Os preços dos convênios variam de R$ 200 a R$ 2.000, conforme o pacote de projetos que a escola quiser assinar.
A Escola do Futuro/USP quer mais peritos que queiram mostrar seus conhecimentos. Eles não precisam ser necessariamente da USP. Até agora, há 13 professores cadastrados.
São pesquisadores, entre professores e alunos de mestrado e doutorado, em literatura, física, química, matemática, filosofia, biologia, comunicação e línguas estrangeiras.
`O projeto está sendo implantado. Mas, como é via Internet, queremos cadastrar professores de qualquer universidade", diz a coordenadora do ``Peritos", Marilene Santana Santos Garcia.
``Se possível, mais adiante vamos abrir o projeto a qualquer pessoa e não apenas a colégios conveniados", afirma Marilene.

ONDE FAZER O CONVÊNIO: Escola do Futuro/USP, tel: 818-6325 ou 818-6326
E.Mail do ``Peritos": peritos piaget.futuro.usp.br

Texto Anterior: Nova lei de trânsito do Brasil mantém 18 anos
Próximo Texto: DRUGSTORE COWGIRL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.