São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Misha Maisky traz seu violoncelo à Hebraica

WILLIAM LI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Continuando a série de concertos Hebraica/Banco de Boston, apresenta-se amanhã e quarta-feira, o renomado violoncelista Mischa Maisky, 47, acompanhado da Orquestra de Câmara Villa-Lobos.
Maisky, que estudou com Rostropovich, venceu o Concurso Nacional Soviético para Violoncelo em 1965 e no ano seguinte o Concurso Tchaikowsky de Moscou. Assim como Rostropovich, Maisky queria emigrar da ex-União Soviética para Israel, mas foi preso. Em entrevista à Folha , Maisky recorda daqueles tempos duros na ex-União Soviética.
"Fiquei preso durante um ano e meio num campo de trabalho sem sequer ver um violoncelo. Depois fui mandado para um hospital psiquiátrico."
Em novembro de 1972, deixaram-no partir para Israel. No ano seguinte, estreou no Carnegie Hall em Nova York e a partir daí sua carreira como concertista internacional deslanchou.
Maisky trará para São Paulo o "Concerto para Violoncelo e Orquestra em Ré Maior" de Haydn, considerada uma das obras mais virtuosísticas e difíceis do repertório violoncelístico. Haydn foi o primeiro a tornar o cello um instrumento solista e altamente virtuosístico.
Constam também do programa a "Sinfonia Nr. 29 em Lá Maior KV 201" de Mozart, composta quando ele tinha apenas 18 anos. Nesta sinfonia, Mozart ainda segue o "estilo galante" então em voga.
A Orquestra de Câmara Villa-Lobos, formada por 13 músicos de várias orquestras do Brasil, ganhou o prêmio APCA (Associacão Paulista dos Críticos de Arte) de 1992.

Concerto: Mischa Maisky e Orquestra de Câmara Villa-Lobos
Quando: amanhã e quarta, às 21 h
Onde: Teatro Arthur Rubinstein (rua Hungria, 1.000, tel. 011/818- 8888)
Preco: de R$ 12,50 a 25

Texto Anterior: Ciclo traz `jóias' de Carbonari
Próximo Texto: 'Cavaleiros do Zodíaco' faz mix mitológico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.