São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sai álbum de Joe Lovano

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Também acaba de chegar às lojas um álbum de jazz -recém-lançado nos EUA pelo selo Blue Note- que está entre os melhores do ano.
``Rush Hour" é primeira parceria do saxofonista Joe Lovano com o maestro e arranjador Gunther Schuller. Lovano só foi descoberto pela mídia na virada desta década. Hoje, aos 43 anos, é considerado um dos jazzistas mais criativos.
Nos últimos anos, seu poderoso sax tenor tem sido ouvido ao lado de John Scofield, Charlie Haden e Joshua Redman, entre outras feras.
Parceiro do trompetista Miles Davis (1926-1991), nas mitológicas sessões que fundaram o ``cool jazz", Gunther Schuller, 69, foi também o idealizador do conceito de ``third stream" (terceira corrente), fusão do jazz com elementos da música erudita.
Além de três composições de Lovano e outras três de Schuller, o repertório inclui ``standards" e composições de Duke Ellington, Charles Mingus, Thelonious Monk e Ornette Coleman.
A faixa ``Rush Hour on 23rd Street" (de Schuller), em ritmo de ``bebop", é das mais excitantes.

Título: Rush Hour
Solista: Joe Lovano
Arranjos e regência: Gunther Schuller
Lançamento: Blue Note/EMI
Quanto: R$ 22 (em média, o CD)

Texto Anterior: Caixa apresenta piano moderno de Bud Powell
Próximo Texto: Antologia busca o tempo perdido do cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.