São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995
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Saiba como é na Argentina

SÔNIA MOSSRI
DE BUENOS AIRES

O ministro da Economia, Domingo Cavallo, implantou em 91 um sistema de cotas de importação para a indústria automobilística.
O volume de importação autorizado pelo Secretaria da Indústria está vinculado às exportações.
Para continuar importando, dentro da cota fixada pelo governo, a montadora tem de cumprir metas trimestrais de exportações.
Caso a indústria não cumpra com a meta acertada com a Secretaria de Indústria, o governo pode suspender a importação ou aplicar outras sanções, como ameaça o Ministério da Economia.
As montadoras podem importar o mesmo volume que exportaram. Na prática, este sistema foi o único mecanismo de proteção à indústria mantido por Cavallo. O regime de cotas de importações está programado para durar até 99.
As revendedoras independentes e pessoas físicas podem também importar. Para isto, é preciso se inscrever num dos leilões promovidos pela Secretaria de Indústria.
Nos leilões, a licença para importar é disputada mediante a oferta de preços. O proprietário da licença tem o prazo de um ano para comprar o veículo.
Nos primeiros cinco meses de 95, de acordo os fabricantes, as vendas de carros no mercado interno caíram 30%.

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