São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria paulista demite mais 9.976 no mês de maio

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria paulista demitiu 9.976 trabalhadores em maio, informou a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O nível de emprego caiu pela primeira vez desde agosto passado.
O recuo foi de 0,41% em relação ao mês de abril. No ano, a taxa ainda é positiva (1,31%), com a admissão de 30.397 pessoas.
Horacio Lafer Piva, diretor titular do Departamento de Pesquisas da Fiesp, atribuiu o resultado negativo à política governamental de juros altos e às restrições ao crédito.
``A indústria tinha percebido a queda das encomendas do comércio desde abril", disse. ``A tendência para o resto do ano é de mais demissões", previu.
Piva disse que o desaquecimento do consumo tem um reflexo imediato nos custos das empresas. ``O empresário demite por um instinto de sobrevivência".
O diretor da Fiesp afirmou que as demissões de 4.437 trabalhadores na última semana de maio, quase a metade do mês, contribuíram para ``o pior resultado mensal do emprego desde o lançamento do Plano Real".
``Estamos preocupados porque acreditávamos que o nível de emprego, apesar da queda do consumo, pudesse se manter estável até o fim do ano", afirmou.
Segundo estudo da Fiesp, a indústria paulista eliminou 540 mil postos de trabalho, um queda de 19,4%, desde 1990. ``Esse é um número dramático que mostra a deterioração do mercado de trabalho na indústria", disse.

Texto Anterior: Inflação em SP mantém-se estável, mas deverá subir
Próximo Texto: Fiat eleva preços; "popular" não sobe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.