São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995 |
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Oliviero Toscani quer provocar a sociedade
ZECA CAMARGO
Ele falou ontem para um grupo de universitários no auditório do Museu de Arte Contemporânea. Os estudantes visitaram sua exposição, aberta hoje para o público e depois participaram de um debate com o fotógrafo. Em entrevista à Folha, Toscani, que também é diretor de criação publicitária do Grupo Benetton, diz que todo seu trabalho quer fazer com que as pessoas enxerguem a fotografia -e também o mundo- de outra forma. Quem visitar a exposição com seus enormes painéis pode entender melhor sua intenção. Mesmo desgastadas pelas exposições em campanhas publicitárias da Benetton, as fotos ainda têm impacto -quase uma provocação. O fotógrafo ficou famoso por usar imagens fortes como uma família chorando pelo filho em estado terminal por causa da AIDS ou um uniforme sangrento da luta em Sarajevo. Quanto a essa intenção explícita de chocar, Toscani explica: ``Minha provocação não é diferente da provocação da sociedade com relação à minha pessoa". Toscani prefere não esclarecer se seu trabalho é publicidade ou arte. ``Tudo que gera uma emoção pode ser chamado de arte", diz o fotógrafo. Exposição: Oliviero Toscani Onde: Fundação Bienal São Paulo, parque Ibirapuera, Pavilhão da Bienal, tel. 572-8211 Quando: Terça a sexta, das 14h às 21h30; sábado e domingo, das 10h às 21h30; até 9 de julho Preço: R$ 3 e R$ 5 Texto Anterior: Cadão Volpato dá as costas ao universo pop para ser escritor Próximo Texto: Música latina é destaque na 26ª edição Índice |
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