São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU pode julgar sérvios

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Tribunal da ONU para Crimes de Guerra deve acusar os líderes sérvios da Bósnia por bombardeios e cerco contra civis de Sarajevo, disse Thomas Warrick, especialista em direito internacional, à agência alemã ``DPA".
O prefeito da cidade, Tarik Kupusovic, disse que o governo bósnio não vai esperar até o inverno (verão no Brasil) por uma solução política para a guerra, e que o Exército vai agir para tentar romper o cerco a Sarajevo.
Kupusovic considera que os 370 mil habitantes da cidade não conseguirão sobreviver a mais um inverno sitiados.
A acusação formal da ONU pode acontecer até o fim do mês. Thomas Warrick já atuou como advogado na comissão da ONU que apura crimes de guerra na ex-Iugoslávia.
O tribunal de Haia deve acusar também os líderes sérvios pela ``limpeza étnica" (extermínio sistemático) de muçulmanos. Radovan Karadzic, presidente da autoproclamada República Sérvia da Bósnia, Ratko Mladic, comandante militar, e Mico Stanisic, ex-chefe da polícia secreta dos sérvios, estão entre eles.
O tribunal, com sede em Haia (Holanda), busca provas para acusar os sérvios. A corte foi criada em 1993.

Texto Anterior: Líder da oposição sérvia quer liberdade
Próximo Texto: Morre negro atacado por racistas em Lisboa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.