São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruth anuncia venda de imóveis da União

Dinheiro irá para projetos sociais

DA SUCURSAL DO RIO

A primeira-dama e presidente do Conselho da Comunidade Solidária, Ruth Cardoso, anunciou ontem no Rio de Janeiro o leilão de 11 imóveis do Patrimônio da União localizados na cidade.
Os recursos obtidos com a venda serão aplicados em projetos sociais do governo.
Ruth se reuniu com os diretores do movimento Viva Rio, que vai gerenciar a aplicação dos recursos. Segundo ela, ainda não há previsão do valor a ser arrecadado.
Os recursos deverão ser aplicados em projetos de assistência a crianças e jovens e à geração de empregos em favelas das zonas sul, norte e oeste.
O dinheiro será repassado pelos ministérios da Educação, Saúde, Previdência Social e Planejamento.
A proposta do leilão foi feita pelo presidente do Viva Rio, Rubem Cesar Fernandes, em novembro do ano passado, ao presidente Fernando Henrique Cardoso.
Segundo Ruth, o programa deverá ser estendido a outros Estados, principalmente com a venda de terras que pertencem à União.
A previsão do Viva Rio era vender, em julho, 17 imóveis, arrecadando entre US$ 2 milhões e US$ 3 milhões, mas o governo concluiu que são 11 os imóveis prontos para o leilão.
``O importante não é a quantidade, mas a qualidade. É uma novidade que começa a acontecer", afirmou Ruth.
O leilão deverá ocorrer na última semana de julho. Segundo Ruth, haverá outros leilões e o segundo deve ocorrer em setembro.
Empréstimos
A primeira-dama disse que pretende estimular empresas e outras entidades a aderir ao programa, que prevê a concessão de empréstimos sem garantias a moradores de favelas. O objetivo é que eles montem empresas domésticas.
``O Estado sempre guardou seu patrimônio. Quebramos um tabu ao reverter isso em uso público", afirmou Fernandes.
O movimento Viva Rio surgiu no ano passado como um movimento em busca de soluções para diminuir a violência na cidade.

Texto Anterior: FHC receberá homenagens em Ibiúna
Próximo Texto: Covas vai afastar acusados de tortura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.