São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malan critica o 'homo indexadus'

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O hábito brasileiro de criar mecanismos automáticos de correção monetária de salários, contratos e impostos -a indexação- motivaram o ministro Pedro Malan (Fazenda) a criar ontem uma nova palavra: o ``homo indexadus".
``Criamos uma contribuição à espécie humana. Após o Homo sapiens e o Homo faber, criamos o `homo indexadus"'.
Homo sapiens é o nome científico da espécie humana. Homo faber é um termo criado informalmente para designar as transformações do homem a partir da criação das indústrias, no século passado.
Foi uma crítica do ministro da Fazenda à dificuldade de extinção da indexação, que impede tanto a inflação de dar um salto quanto cair muito.
Por isso, o governo enfrenta hoje um dilema. Precisa reduzir a indexação para que a inflação volte a cair mas, ao fazer isto, arrisca-se a obter o efeito contrário.
É esta resistência da indexação que fez Malan definir o brasileiro como um ``homo indexadus".
``A indexação não pode ser alterada a curtíssimo prazo. É uma mudança não só econômica e política, mas também cultural", disse.

Texto Anterior: BC mudará ação no mercado
Próximo Texto: Comissão analisa texto que reduz Câmara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.