São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
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Como ficam as duas empresas

DO "USA TODAY"

A compra da Lotus pela IBM (maior empresa de informática do mundo) não enfrentará problemas legais como os que impediram a compra da Intuit pela Microsoft (número um em vendas mundiais de programas para computadores pessoais), no mês passado.
Segundo o presidente da IBM, Louis Gerstner, não se trata de monopolizar o mercado de equipamentos ou de programas; trata-se, isso sim, de aparelhar a IBM para disputar novos mercados.
``As duas empresas têm participações e interesses muito distintos em relação ao mercado", afirma ele. ``A IBM produz, basicamente, computadores; a Lotus, software."
A partir do momento em que se fechasse o acordo, os usuários passariam a ver, por exemplo, campanhas publicitárias de equipamentos IBM com o programa ``Lotus Notes" instalado previamente.
A estratégia da empresa seria criar amplas redes de comunicação que possibilitassem o envio de dados e gráficos instantaneamente aos micros IBM/PC dos usuários.
Além disso, os consumidores teriam o sistema operacional ``OS/2", da IBM -rival do ``Windows", da Microsoft (líder absoluto do mercado)-, aliado ao ``Lotus Notes". A combinação tornaria o software da IBM mais atraente.

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