São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Complexo tem 5º motim no ano

DA FOLHA SUDESTE

Esta é a quinta rebelião deste ano no Complexo Penitenciário de Hortolândia, formado pela Casa de Detenção, Penitenciárias 1 e 2 e pelo presídio Ataliba Nogueira.
A primeira rebelião, no dia 1º de março, aconteceu na Casa de Detenção. Os 678 presos amotinados, dos pavilhões A e B, fizeram três reféns. Não houve feridos.
Os presos reivindicavam melhor atendimento médico, revisão das penas e transferência de funcionários. O governo estadual prometeu apurar as denúncias.
No mesmo dia, cerca de 770 detentos da Penitenciária 2 fizeram nova rebelião. Eles trocaram tiros com a polícia, queimaram colchões e colocaram fogo em áreas do presídio. Também chegaram a ameaçar colocar fogo em dez reféns, mas não houve feridos.
Após as rebeliões, nove presos foram transferidos para o Penitenciária de Franco da Rocha (Grande SP), onde lideraram outro motim.
Quatro dias depois, dois detentos da Casa de Detenção tentaram fugir. Armados, eles mantiveram quatro agentes penitenciários como reféns por mais dez horas.
A última rebelião ocorreu em 10 de abril. Os presos da Penitenciária 1 ficaram 27 horas amotinados com 10 reféns. A PM cercou a cadeia e ameaçou invadir. Ao final, nove presos foram transferidos.

Texto Anterior: Secretário prevê invasão
Próximo Texto: 17 conseguem fugir de DP no centro do Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.