São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM invade cadeia de Santo André pela terceira vez e busca revólver

DA FOLHA ABCD

A tropa de choque da PM invadiu ontem pela terceira vez a cadeia pública de Santo André (ABCD), onde 215 presos iniciaram rebelião no domingo. O preso Carlos Alberto Vertematti morreu.
A tropa de choque chegou às 15h e saiu às 17h. O objetivo era realizar uma revista nos presos, que teriam um revólver. A polícia não explicou como a arma teria entrado na cadeia.
Apesar de o juiz-corregedor Luiz Fernando Vidal ter anunciado anteontem o fim da rebelião, o clima continuava tenso até ontem.
Durante a madrugada, cerca de 30 presos de uma das celas arrebentaram a grade da porta e ficaram soltos no pátio da cadeia.
Até as 15h, os carcereiros não conseguiam entrar nas galerias que dão acesso às celas. "Nem eu consegui entrar, afirmou o delegado de plantão, Ricardo Trentini, 27.
Cerca de 30 familiares de presos se aglomeravam ontem em frente à cadeia. Desde domingo, a polícia não fornece informações sobre o estado de saúde dos presos ou a situação no interior da cadeia.
A dona-de-casa Sueli Aparecida Fernandes, 43, passou a madrugada de ontem em frente à cadeia, onde seu filho cumpre pena sob acusação de assalto. "Ninguém dá satisfação, disse.
A cadeia, com capacidade para 76 presos, tem 197 detentos. Houve 15 transferências, mas, segundo o delegado Gilberto Peranovich, 39, responsável pela cadeia, o ideal seria transferir 50 presos.
Wilson Aparecido de Oliveira confessou ontem ter assassinado com um tiro na cabeça, durante a rebelião, o preso Carlos Alberto Vertematti, segundo a polícia.
Vertematti havia sido condenado sob acusação de vender bebidas alcoólicas contendo álcool metanol em Santo André e Diadema (ABCD), em 93. Quatro pessoas morreram após ingerirem a bebida e 160 ficaram doentes.
Segundo a polícia, pelo menos cinco presos serão indiciados sob acusação de tentativa de fuga, prática de lesões corporais e homicídio. Outros presos também podem ser indiciados.

Texto Anterior: 17 conseguem fugir de DP no centro do Rio
Próximo Texto: Movimento procura desaparecidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.