São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo aponta hiperinflação

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Líderes governistas distribuíram ontem a parlamentares estudo do Banco Central avaliando que o projeto de tabelamento dos juros, se aprovado, causará ``aumento do risco de hiperinflação".
O BC explica no estudo porque o governo considera que o tabelamento de juros implodiria o Plano Real. O estudo não faz qualquer referência à possibilidade de fuga de até US$ 6 bilhões em capital estrangeiro com a aprovação do projeto, mencionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.
Para o BC, o tabelamento dos juros provocaria saída de dinheiro das aplicações financeiras, estímulo ao endividamento, crescimento da agiotagem e fuga de capital estrangeiro -sem prever valores.
O estudo calcula que os juros reais -acima da inflação- oferecidos hoje a um aplicador são de 23,54% ao ano, para uma inflação estimada em 25% anuais.
Segundo o BC, a tentativa de impor um teto aos juros não deu resultado nos Estados Unidos durante a década passada.

Texto Anterior: Parlamentares resistem à pressão contra taxa de 12%
Próximo Texto: Câmara tenta colocar fim à publicidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.