São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Projeto Bresser' vai dar autonomia à universidade

Ministro diz que instituições não deixarão de receber verbas

GABRIELA WOLTHERS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Administração Federal, Luiz Carlos Bresser Pereira, finaliza amanhã o projeto de lei que dará autonomia total às universidades.
Pelo projeto, as universidades serão geridas por um conselho, com participação do governo, podendo obter recursos no mercado.
Segundo Bresser, como as universidades serão responsáveis pelo gerenciamento de suas verbas, elas estarão livres dos concursos públicos e da exigência de licitação para contratação de serviços.
O conselho decidirá se os funcionários das universidades continuarão estáveis no emprego.
O projeto será mandado ao presidente Fernando Henrique na próxima semana para ser enviado ao Congresso em agosto. O ministro fez questão de ressaltar que a autonomia não implica em perda de verbas para as universidades.
``As verbas continuarão previstas no Orçamento da União, a diferença é que elas terão autonomia para gerir as verbas e farão um contrato de gestão com o Estado", afirmou Bresser ontem na UnB (Universidade de Brasília).
O ministro disse ainda que o projeto não obrigará as universidades a adotar o sistema. Ele acha que a maioria das instituições deve optar pelo novo sistema.
Os reitores de universidades federais não querem discutir o projeto Bresser antes de ele ser encaminhado ao presidente da República, disse o reitor da UnB, João Claudio Todorov.
Todorov aprova a proposta, mas acha que para universidades que não são fundações a mudança pode ser muito drástica.
Colaborou Paulo Silva Pinto

Texto Anterior: Primeira-dama vai a homenagem na Câmara; Campanha nega uso de nome de ONGs; Vestibulando poderá ter desconto em ônibus; Contru reclama de elevadores da Câmara; Pais acusam hospital de infectar bebê com Aids
Próximo Texto: Comida japonesa entra na onda do rodízio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.