São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tarifas públicas devem levar inflação a 3% no mês de julho

DA REPORTAGEM LOCAL; DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os aumentos de tarifas públicas -água, gás, ônibus, metrô e táxi- devem levar a taxa de inflação a cerca de 2,5% em junho e a mais de 3% em julho.
O cálculo é de Heron do Carmo, coordenador do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). No mês passado, a inflação medida pela Fipe ficou em 1,97%. Na segunda quadrissemana de junho (período de 30 dias terminados em 15 de junho), a taxa ficou em 2%.
A Fipe calcula que os reajustes das tarifas públicas trarão um impacto de 1,87 ponto percentual.
O reajuste da passagem do ônibus municipal tem o maior impacto na inflação -0,94 ponto percentual no índice.
Os preços da alimentação tiveram variação negativa de 0,86% na segunda quadrissemana. Na primeira, os alimentos tiveram redução de 1,10% nos preços.
No caso dos aluguéis, que desde o início do Plano Real estão pressionando o índice para cima, a tendência de alta deve continuar.
Reajuste
O ministro Sérgio Motta (Comunicações) afirmou ontem que as tarifas públicas federais não serão reajustadas até o final do ano.
``É decisão do governo de não mexer nas tarifas governamentais neste ano. Só será feita alguma alteração no bojo da política de estabilização da economia", disse.

Texto Anterior: Leia a íntegra da circular do BC
Próximo Texto: BC muda leilões de dólar para combater especulação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.