São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação era comum nos anos 70

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O sequestro aéreo de ontem foi o primeiro em 16 anos no Japão. Durante a década de 70, quando sequestros eram recurso terrorista "corriqueiro", a organização de extrema esquerda japonesa Exército Vermelho capturou três aviões.
Dois desses crimes foram bem-sucedidos para os terroristas. Em 31 de março de 1970, nove integrantes do grupo se apoderaram de um Boeing 727 da JAL, que fazia a rota Tóquio-Fukuoka, e obrigaram-no a pousar em Seul (Coréia do Sul). Os passageiros foram libertados. Os sequestradores se refugiaram na Coréia do Norte.
O Exército Vermelho voltou a agir em julho de 1974, mas sem sucesso: um militante armado com um punhal exigiu a libertação de um ex-chefe da organização e tentou desviar o avião para a Coréia do Norte. Foi preso em Nagoya.
Três anos depois, militantes do grupo repetiram a operação. Um vôo Paris-Tóquio foi desviado para Dacca, Bangladesh. Líderes da organização, presos no Japão, foram postos em liberdade, em troca da devolução do avião.
Um dos ataques mais ousados no Japão aconteceu em novembro de 1972. Um terrorista dominou o piloto de um avião da JAL e exigiu resgate de milhões de dólares, além de ser levado para Cuba. Também foi preso.

Texto Anterior: Papai Noel viajava a trabalho
Próximo Texto: Juiz recua sobre prisão de Contreras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.