São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capital tem museus de bebidas alcoólicas

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA ENVIADA ESPECIAL À SUÉCIA

Para conhecer um pouco da história da bebida alcoólica na Suécia,e fora dela, há dois museus em Estocolmo, capital, especiais para isso: o Museu Histórico da Vin & Sprit (Vinho e Destilados, a empresa estatal de bebidas) e o Museu Systembolagets (as lojas estatais que até hoje têm o monopólio do comércio de bebidas no varejo).
O Museu Histórico da Vin & Sprit fica em Dalagatan, 100, próximo à estação de metrô Eriksplan. Para confirmar horários e agendar excursões com guia, telefone para 33-3255. O museu fica fechado às segundas-feiras e sábados.
No Museu Histórico da Vin & Sprit é possível ver como era a produção caseira de ``bravin", diferentes tipos de garrafas de vodca e cartazes promocionais da campanha antialcoólica de 1850, desenvolvida pelo governo.
Há interessantes reconstituições de uma fábrica de ``bravin", uma destilaria de batata, uma antiga loja de vinho e como era, em 1930, a produção das bebidas condimentadas, outra tradição sueca.
No processo de destilação, são adicionados os temperos e ervas, que dão cheiros e sabores especiais para a ``acquavit" e destilados.
Já o Museu Systembolagets fica na Kungstradgardsgatan, 14. O preço da entrada é 20 coroas (US$ 3). Para excursões de grupos com guia, telefone para 789-3642.
Nele há lojas de bebidas de várias épocas da história da Suécia.
Vale a pena conhecer também a destilaria da Absolut, em Ahus (leia texto na pág. 6-5).
(CPL)

Texto Anterior: Cineasta sueco é homenageado em NY
Próximo Texto: Praga recebe 70 milhões de turistas por ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.