São Paulo, sábado, 24 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fernando Henrique faz reunião com equipe para colher proposta

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso reuniu ontem a equipe econômica no Palácio do Alvorada para detalhar as normas da desindexação da economia (ou o fim do reajuste automático de preços e salários, de acordo com a inflação passada).
O porta-voz da Presidência, Sérgio Amaral, disse que a equipe levaria a FHC ``algumas sugestões" para a MP da desindexação. A reunião, que foi convocada quinta-feira à tarde, durou cerca de cinco horas.
A MP que vai tratar da desindexação dos salários, dos contratos e do sistema financeiro deve ser enviada ao Congresso na próxima semana.
A reunião, marcada para às 17h, começou por volta das 17h40, e foi até as 22h.
A equipe econômica considera que a desindexação dos salários é ponto crucial desta nova fase do Plano Real -que completa um ano no próximo dia 1. de julho.
A idéia com mais força dentro do governo é proteger apenas o salário mínimo, deixando todas as demais faixas salariais submetidas à livre negociação entre empregados e empregadores.
Essa sugestão encontra resistências do Congresso, que poderá mudar a MP para proteger faixas salariais menores -até cinco salários mínimos, por exemplo.
O ministro Paulo Paiva (Trabalho) defende que o IPC-r (Índice de Preços do Consumidor no real) acumulado da última data-base até junho deste ano seja pago na próxima data-base de cada categorias.
Parlamentares da oposição defendem proposta que prevê o pagamento do IPC-r acumulado nos salários pagos em agosto.
A proposta prevê o reajuste automático dos salários sempre que a inflação ultrapassar 6% ao mês.
Entre os ministros presentes, estavam Malan (Fazenda), Serra (Planejamento). Loyola, presidente do BC, também estava presente -além do ex-presidente do banco, Pérsio Arida.

Texto Anterior: Visita a presos é suspensa em Hortolândia
Próximo Texto: RJ vai vender estatais de água, gás e energia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.