São Paulo, sábado, 24 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parentes de petistas ganham cargos no DF

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo do PT no Distrito Federal (DF) aderiu ao nepotismo. Mulheres, filhos, irmãos, cunhados e primos de secretários estaduais e parlamentares foram contratados para cargos de confiança na administração petista.
Pelo menos 13 casos foram identificados pela Folha, a partir de levantamento feito no ``Diário Oficial" do DF.
O senador Lauro Campos (PT-DF) -que tem um filho na diretoria da Companhia de Águas e Esgotos de Brasília- afirmou que os cargos de confiança foram preenchidos por critérios políticos.
Segundo ele, isso se contrapõe à proposta do PT de Brasília, que deveria se guiar pela doutrina de Max Weber (sociólogo alemão que pregava um Estado ``racional"), com uma administração pública ``impessoal e eficiente".
``O nepotismo e esta doutrina são incompatíveis", disse ele.
O deputado distrital Luiz Estevão (PP-DF), que fez as primeiras denúncias de nepotismo, afirmou que ``o PT mostra que é um governo medíocre".
Um primo do governador Cristovam Buarque, o capitão da Polícia Militar Luciano Buarque, chegou a ser nomeado para um cargo no Gabinete Militar. Foi afastado em março, após o caso ter sido denunciado à imprensa por Estevão.
Um irmão do deputado federal Chico Vigilante (PT-DF), Luis Domingos dos Santos, também esteve empregado no governo do DF. Era assessor do administrador regional da agrovila São Sebastião, Aciolino Pereira.
Santos deixou o cargo há um mês, quando o administrador foi afastado do cargo após ser acusado de assédio sexual por funcionárias da Administração Regional.
Os secretários da Fazenda, Wasny de Roure, e do Trabalho, Pedro Celso, deputados distritais licenciados, têm, cada um, três parentes ocupando cargos de confiança no governo.
Suely de Roure, irmã de Wasny, é assessora do secretário de Transportes, Nazareno Stanislao. Francis de Roure, outra irmã, é assessora da Secretaria de Saúde.
A mulher de Roure, Maria do Carmo, é diretora do Núcleo Normativo de Serviço Social da Fundação Hospitalar. Wasny afirma que ela foi indicada em processo de votação direta.
O cunhado de Pedro Celso, Mauro Alves Pinheiro, um jornalista da CEB (Companhia de Energia Elétrica de Brasília), foi nomeado administrador da cidade-satélite do Gama.
Deli Veríssimo Pinheiro, cunhada de Pedro Celso, foi nomeada diretora do Centro de Ensino número 5 do Gama. A mulher de Celso, Maria Pinheiro, foi nomeada diretora do Centro de Ensino número 2.
A mulher e uma filha do secretário de governo do DF, Hélio Doyle, ocupam cargo de confiança. Patrícia Colela Doyle (mulher) é assessora do Idhab (Instituto de Habitação) e Cristiana Doyle (filha) é chefe de seção na Fundação Hospitalar.
A mulher do secretário de Educação, Antônio Ibanez, Maria das Graças, trabalha na Secretaria de Governo. Marta Oliveira -mulher do secretário de Obras, Hermes de Paula- trabalha na Secretaria de Meio Ambiente.
O marido da deputada distrital Lúcia Carvalho, Amauri Barros da Silva, é assessor especial do gabinete do governador.

Texto Anterior: Sarney marca última votação para o dia 28
Próximo Texto: Para governo, não há nepotismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.