São Paulo, sábado, 24 de junho de 1995
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Cannes premia cinco comerciais brasileiros

NELSON BLECHER
ENVIADO ESPECIAL A CANNES

Em seu pior desempenho desde 1992, o Brasil obteve cinco premiações no Festival Internacional do Filme Publicitário de Cannes (sul da França). O único leão de ouro foi ganho pela agência DM9, com o comercial ``Crianças Famosas", criado para a indústria de brinquedos Lego.
Os filmes ``Slogans" e ``Colheres", criados respectivamente pelas agências V&S e Young & Rubicam, foram contemplados com leões de prata. A Young & Rubicam recebeu ainda um leão de bronze pelo comercial ``Misses", de uma campanha da Singer, enquanto o outro bronze foi conferido ao filme ``Grito", da agência Fischer, Justus para o aguardente Tatuzinho.
Em 1994, a publicidade brasileira conquistou oito leões no festival, o que representou uma recuperação em relação aos anos de 1992 (4) e 1993 (6). O jurado brasileiro Celso Loducca atribui o resultado mais fraco neste ano aos rigores do júri.
A exemplo do ocorrido no certame de mídia impressa, o júri de filmes também não outorgou o Grande Prêmio (``Grand Prix"), mas concedeu láurea especial ao comercial inglês ``Eggs"(Ovos).
Veiculado para levantar fundos para uma organização beneficente, o comercial, de três minutos, mostra as dificuldades de uma mulher sem os dois braços na preparação do café da manhã. No final, o locutor questiona se o espectador enfrenta problema semelhante para preencher um cheque.
O júri de Cannes outorgou onze leões de ouro. Um deles, de campanha da Nike dirigida pelo norte-americano Joe Pytka, exibe os chutes dos jogadores Romário e Bebeto, que saem de um outdoor para lançar a bola.

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