São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresários pedem explicações a Collor

XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Os empresários da China e Taiwan que possuem negócios no Brasil exigem uma explicação do ex-presidente Fernando Collor, que os acusa de envolvimento no processo de impeachment.
Segundo o livro de memórias que está sendo escrito pelo ex-presidente, esses empresários teriam financiado uma campanha que para derrubá-lo do poder.
A Associação Chinesa das Indústrias do Brasil, formada por empresas da China e de Taiwan, encaminhará hoje uma carta a Collor, em Brasília.
Os empresários chineses se dizem consternados com as revelações. Magoados, lembram até a mãe de Collor, Leda, morta neste ano.
Ela ajudou as empresas da China e Taiwan, em 92, ao encaminhar um documento ao ex-presidente com saus reivindicações.
``A sra. Leda Collor acedeu, com a gentileza e atenção que lhe eram peculiares, ser portadora de uma nossa carta dirigida a Vossa Excelência", diz o empresário Chang Sheng Kai, presidente da associação dos chineses.
A Folha não conseguiu localizar ontem Collor, que está em viagem aos EUA.
O ex-presidente relata no seu livro, que será editado neste ano, que sua queda foi tramada entre empresários orientais e o ex-presidente Itamar Franco.
Itamar, que era o vice, interessado em assumir a Presidência, teria recolhido recursos juntos a empresas para ``comprar" votos de parlamentares antes da decisão do Congresso sobre o impeachment (afastamento de Collor da função de presidente da República).
Em troca, os empresários da ``Operação Taiwan" -como é chamada por Collor-, seriam beneficiados em negócios no Brasil.
Embora cobrem uma explicação, os chineses lembram, nostálgicos, o período em que viveram em harmonia.
``O relacionamento da comunidade chinesa com Vossa Excelência foi sempre pautado pelo mais profundo respeito e a mais alta consideração", diz.

Texto Anterior: Parlamentares têm empréstimos
Próximo Texto: Censura a Paralamas é inconstitucional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.