São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidade critica projeto que elimina a isenção tributária do papel jornal

DA REPORTAGEM LOCAL

A SIP (Sociedade Interamericana de Prensa) criticou a proposta em tramitação no Congresso brasileiro que prevê a incidência de imposto sobre a compra de papel jornal, hoje isenta.
A posição foi manifestada na sexta-feira, em Miami (EUA), durante reunião do comitê executivo da SIP -entidade que congrega cerca de 1.300 publicações.
O presidente da SIP, Raul Kraiselburd, observou que a cobrança de impostos tornará os jornais mais caros.
A medida, em sua opinião, é característica de ``ditaduras" ou de ``antiquadas oligarquias que desejam que os setores sociais de menor poder aquisitivo não possam comprar jornais".
Liberdade de imprensa
Segundo ele, a proposta contraria ainda o princípio da liberdade de imprensa, já que os jornais perderiam independência em razão de sua debilidade econômica.
O projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.
O comitê executivo da SIP também censurou os países que exigem diploma universitário de jornalistas para o exercício da profissão -entre os quais está o Brasil.
A mesma crítica foi dirigida aos países que exigem filiação obrigatória de jornalista a entidades de classe para exercício da atividade.

Texto Anterior: Tempo e paciência
Próximo Texto: PF não deve ouvir Barbosa Lima em inquérito sobre aposentadorias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.