São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o que é 'peronização'

SÔNIA MOSSRI
DE BUENOS AIRES

"Peronização" é um termo referente a Juan Domingo Perón, presidente da Argentina entre 1946 e 1955 e entre 1973 e 1974.
Hoje, o termo significa a adoção de uma política de aumento de gastos com programas sociais e assistencialistas, além de atender os pedidos de mais recursos feitos pelas Províncias.
Perón criou o movimento peronista, que se transformou no atual Partido Justicialista.
O lema principal era justiça social, independência econômica e uma atitude neutra em relação aos grandes conflitos internacionais. Os temas foram utilizados por Carlos Menem nas duas eleições presidenciais que venceu.
Perón chegou à Presidência em 1946, graças à ação como secretário do Trabalho e à colaboração de Eva Duarte, cantora de rádio que depois virou sua mulher.
Em 1955, Perón foi deposto por um golpe militar. Ficou exilado na Espanha até 1973, quando regressou à Argentina e foi reeleito presidente com mais de 60% dos votos do eleitorado.
Um dos pontos centrais da primeira fase peronista foi a mobilização de trabalhadores que chegavam aos centros urbanos. A sindicalização destruiu o movimento operário anarquista e socialista no país.
(SM)

Texto Anterior: Menem descarta mudanças na economia
Próximo Texto: Sindicatos marcam paralisação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.