São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sindicatos marcam paralisação

SÔNIA MOSSRI

Os sindicatos de empresas estatais da Província de Córdoba estão organizando uma paralisação geral para esta semana em protesto pelo pagamento de salários e pensões com bônus.
O Moas (Movimento de Organização e Ação Sindical) planeja o bloqueio das principais rodovias de acesso à capital, Córdoba.
O ministro da Economia, Domingo Cavallo, voltou a dizer ontem que não dará um centavo para Córdoba.
A crise financeira em Córdoba é resultado de redução das transferências à Província por causa da queda na arrecadação, somada à gestão do governador Eduardo Angeloz, da UCR (União Cívica Radical, de oposição).
Na semana passada, as finanças de Córdoba entraram em colapso. O banco estatal da Província já não pode socorrer o governo porque também está quebrado.
A solução encontrada por Angeloz foi obter a aprovação da Assembléia Legislativa de uma lei de emergência, autorizando o pagamento de salários, pensões de aposentados e débitos junto a fornecedores com bônus.
Isto provocou violentos choques entre funcionários públicos, que invadiram sedes de órgãos governamentais, e policiais. A Justiça considerou a medida ilegal.
(SM)

Texto Anterior: Entenda o que é 'peronização'
Próximo Texto: Etiópia prende 8 suspeitos de atentado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.