São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franceses pretendem investir mais no Brasil

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA REPORTAGEM LOCAL

Empresas francesas que ainda não atuam no Brasil pretendem trazer ``bilhões de dólares" ao país em investimentos diretos nos próximos anos.
A afirmação foi feita ontem por Jean Gandois, presidente do Conselho Nacional do Patronato Francês, uma espécie de Confederação Nacional da Indústria na França.
Segundo ele, o Brasil é o principal alvo dos investimentos de empresas francesas entre os países da América Latina.
Para avaliar a economia brasileira, Gandois veio ao país em iniciativa conjunta com o presidente da Rhodia e membro do conselho do grupo Rhône-Poulenc, Edson Vaz Musa.
``Muita coisa mudou desde 90 e achamos que o presidente Fernando Henrique Cardoso e as reformas constitucionais estão colocando o país no rumo certo", disse Edson Vaz Musa.
Segundo Musa, o estoque de investimento francês no país é de US$ 2,5 bilhões -sétimo lugar no ranking do capital estrangeiro.
Em encontro com empresários franceses que já atuam no país, Gandois obteve a confirmação de investimentos e reinvestimentos de US$ 1 bilhão em 95 no Brasil.
Gandois se encontraria ontem com os ministros da Fazenda, Pedro Malan, do Planejamento, José Serra, e da Indústria, Comércio e Turismo, Dorothéa Werneck.
``Hoje, acho que o ideal é trabalharmos com parceiros brasileiros", disse Gandois.
Anteontem, Gandois se reuniu com o presidente da CUT, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho.
``Os empresários franceses querem saber o tipo de sindicalismo que se pratica aqui", afirmou ele.
No encontro foram discutidos produtividade, participação nos resultados, privatização, desemprego e qual a posição dos sindicatos sobre o capital estrangeiro. ``Foi uma conversa positiva e construtiva. Tive a impressão de falar com um homem responsável, que quer o desenvolvimento deste país", afirmou Gandois.

Texto Anterior: METALÚRGICOS; CONTROLE; CALÇADOS; FÉRIAS COLETIVAS
Próximo Texto: Cade investiga 11 empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.