São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O profissional

THALES DE MENEZES

Bem no meio da disputa do torneio de Wimbledon, chega a notícia da morte de Pancho Gonzales, aos 67 anos. Um dos maiores das décadas de 50 e 60, ele representou uma combinação perfeita entre técnica refinada e jogo de força.
Gonzales foi um dos pioneiros do profissionalismo no tênis. Depois de vencer o campeonato norte-americano (atual US Open) nos anos de 48 e 49, ele abandonou os torneios regulares e passou a integrar o circuito de Jack Kramer.
Os tenistas contratados por Kramer participavam de torneios ``relâmpago", na maior parte das vezes disputados em uma só noite. Era uma caravana de raqueteiros, que iam de cidade em cidade.
Como o desenvolvimento do tênis dentro dos Estados Unidos era muito irregular na década de 50, os palcos percorridos pelos tenistas variavam bastante.
Às vezes jogavam em quadras de terra batida, em minúsculos clubes do interior; outras vezes, se apresentavam para 5.000 pessoas no Madison Square Garden.
Enquanto quase todos os jogadores viajavam juntos, em noites de muita farra, Gonzales percorria sozinho o trajeto entre as cidades, confirmando a vocação solitária.
Esse circuito mambembe deu dinheiro a Gonzales, filho de mexicanos que cresceu pobre em Los Angeles. Aqueles que criticavam o jogador por largar as competições oficiais aos 21 anos, com uma carreira brilhante pela frente, recebiam a mesma resposta: ``Não quero taças douradas na estante, quero comida na minha mesa!"
Quando os grandes torneios de tênis adotaram o profissionalismo, em 1968, Gonzales já tinha mais de 40 anos e não poderia lutar com os tenistas da nova geração.
Mesmo assim, ele teve pernas para travar uma batalha com Charlie Pasarell em 1969, no jogo mais longo da história de Wimbledon. Depois de 5 horas e 12 minutos (sem contar os intervalos de descanso), Gonzales venceu um adversário 16 anos mais moço, por 22/24, 1/6, 16/14, 6/3 e 11/9. Lembrete: ainda não existia tie-break nessa época.
Em 1970, Gonzales ganhou US$ 10 mil ao vencer um jogo-desafio contra Rod Laver, o tenista nº 1 do mundo na época, em outra batalha memorável de cinco sets.
Pancho Gonzales morreu de câncer. Divorciado de sua quarta esposa (que é irmã mais velha de Andre Agassi), deixa oito filhos e uma história gloriosa no esporte.
Se tivesse nascido rico, teria vários títulos do Grand Slam para provar toda a sua majestade.

Texto Anterior: Dida é um risco que vale a pena correr
Próximo Texto: Notas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.