São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995 |
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Pesquisa sobre fornecedor evita negócios malfeitos
LUCIA REGGIANI
1 - Não compre por impulso. Mais tarde, quando a afobação passar, você pode descobrir que gastou o que não podia e comprou o que não precisava. 2 - Pesquise preços. 3 - Escolha o que e onde comprar, priorizando preço e qualidade de produto e de atendimento. Dê preferência a fornecedor já conhecido, bem estabelecido. 4 - Se for uma empresa nova, procure saber onde ela está registrada, se em cartório ou na Junta Comercial. Verifique e anote os nomes dos sócios e seus endereços. Caso a empresa desapareça, você tem como processar os donos e recuperar o dinheiro. 5 - O pedido deve ser bem discriminado em papel timbrado com o nome e endereço da empresa. Se for um micro, é preciso especificar o modelo do processador, do monitor, do teclado, do mouse. Isso evita que você compre um gato e lhe entreguem uma lebre. 6 - A data de entrega deve estar definida no pedido. 7 - Ao receber o produto, verifique suas condições antes de assinar o recibo. Se tiver problemas, não receba. Se não der tempo para a checagem, anote as condições do recebimento no verso da nota fiscal e faça o entregador assinar. 8 - Sempre que houver problemas, procure resolvê-los com a empresa. Se não acontecer acordo, procure o Procon de sua cidade (leia quadro à pág. 6-5). Órgão público, o Procon atende reclamações e orienta consumidores sem custo. Tenta fazer acordos e abre processo administrativo. Texto Anterior: Fenasoft abre portas para vendas a varejo Próximo Texto: Empresa cobrava por ligação Índice |
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