São Paulo, quinta-feira, 6 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acidente causa 38 quilômetros de lentidão

DA REPORTAGEM LOCAL

Um acidente envolvendo três caminhões -dois deles carregados com soda cáustica líquida- matou uma pessoa e provocou um congestionamento de 38 quilômetros.
O acidente aconteceu ontem à tarde, às 15h40, na marginal Pinheiros, a 100 metros da ponte Eusébio Matoso (zona oeste), e interrompeu a via durante 2 horas e 40 minutos.
A CET registrou um total de 113 quilômetros de lentidão no horário de pico da tarde em toda a cidade. A média diária é de 70 a 90 quilômetros. Segundo a CET, o acidente na marginal Pinheiros agravou a situação.
Um caminhão-tanque bateu em outro caminhão, que havia parado no meio da via expressa, no sentido Santo Amaro-Jaguaré. Um terceiro caminhão-tanque não conseguiu desviar e também bateu.
Os dois caminhões-tanque, da Transportadora Palmares, estavam carregados com soda cáustica. Um deles teve a válvula de descarga do tanque danificada e a soda vazou e inundou a pista.
Alguns motoristas que passavam pela marginal bloquearam o trânsito. Os bombeiros e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) foram acionados. O socorro chegou em cerca de oito minutos.
Os dois motoristas da Transportadora Palmares, José Valdeir, 34, e Marcelo de Souza, 23, foram removidos em estado grave para o pronto-socorro do Hospital das Clínicas.
Souza morreu. Ele havia ficado preso entre as ferragens. O motorista do terceiro caminhão envolvido no acidente não se feriu.
Os bombeiros jogaram cal sobre a soda cáustica na pista da marginal Pinheiros. Técnicos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e os soldados do Corpo de Bombeiros terminaram a limpeza da pista às 18h20.
Durante a limpeza, a CET interrompeu parcialmente o trânsito. Uma única pista permaneceu aberta no sentido Santo Amaro-Jaguaré. Os motoristas que trafegavam nesse sentido foram orientados a desviar para a rua Hungria.
Após o fim da interdição, o trânsito permaneceu lento no local. No horário de pico, o congestionamento chegou a 38 quilômetros, segundo a CET. Além da marginal, as avenidas dos Bandeirantes, Juscelino Kubitchek e Eusébio Matoso ficaram intransitáveis.
A soda cáustica pode causar queimaduras, danos nas vias respiratórias e, em contato com o fogo, exala gases irritantes e venenosos.
Os caminhões-tanque continham 17 mil litros de soda.

Tietê
Na marginal Tietê, uma colisão entre uma moto, um carro e um caminhão interditou a via expressa, no sentido Penha-Lapa, perto da ponte da Casa Verde, às 9h15 de ontem.
O trânsito só foi liberado 50 minutos depois. O congestionamento se estendeu do local do acidente até a ponte da Vila Maria (zona norte da cidade).

Texto Anterior: Obra interdita avenida República do Líbano
Próximo Texto: São Paulo tem maior apreensão de maconha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.