São Paulo, quinta-feira, 6 de julho de 1995
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Saquê vira moda com drinque tropical

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

O saquê, bebida tradicional japonesa, conquistou o público jovem e agora faz parte da lista de drinques de grande parte dos bares mais badalados de São Paulo.
O bar Cabral, em Cidade Jardim, vende cerca de 60 doses de saquê por noite -o dobro do que sai de caipirinha de pinga, cerca de 30 doses.
Segundo o gerente do bar, Gustavo Oscar Medlam, 37, a bebida oriental é apreciada pelos jovens entre 18 e 25 anos. ``Agora fazemos até caipirinha de saquê. Aliás, a nova bebida passou a ser chique", disse Medlam.
O saquê deixou de ser tomado somente na forma tradicional, no recipiente quadrado (massu), e é apreciado nos mais variados copos de drinques, formando coquetéis de diferentes cores.
No Sea House, nos Jardins, o forte da casa é o coquetel Samurai, uma mistura de saquê, licor de kiwi, suco de laranja, vodca e soda limonada, que sai por R$ 7,50.
O recém-inaugurado Sushi Company, no Itaim Bibi, oferece a seus clientes opções de saquês com frutas. Os que saem mais são as doses de saquê com maracujá e com limão. Além dessas, outra opção é a saquerita, uma margarita (suco de laranja e Cointreau) de saquê.
Segundo um dos proprietários do Sushi Company, Lalo Zanini, 28, os drinques de saquê do bar são preparados com a bebida da marca californiana Ozeki.
``O saquê é uma bebida que veio para ficar, assim como toda a culinária japonesa, que é muito mais saudável. Eu e minha namorada tomamos saquê pelo menos três vezes por semana", disse o administrador Renato Navarro, 29, em uma mesa do Sushi Company.
O casal Mônica, 29, e Melhem Charafeddine, 33, também são adeptos da bebida oriental e não deixam de prová-la todas as vezes que viajam a São Paulo -eles moram no Mato Grosso.
``Eu aprendi a tomar saquê com o Melhem. A cada 40 dias, quando visitamos São Paulo, sempre passamos em algum lugar para tomar saquê", disse Mônica, tomando o drinque Samurai, do Sea House.
``O saquê caiu no gosto do brasileiro", disse um dos donos do Ritz, nos Jardins, e do Spot, na Bela Vista. Segundo ele, no Ritz o consumo de saquê é de 25 doses por noite e no Spot, 20 doses.
As doses de saquê, na forma tradicional, variam de R$ 2,75 a R$ 4,00. Os drinques feitos com a bebida japonesa custam entre R$ 5,00 e R$ 7,50.

ENDEREÇOS: SEA HOUSE - al. Lorena, 1.267 (Jardins)
SUSHI COMPANY - r. Renato Paes de Barros, 769 (Itaim Bibi)
SPOT - al. Min. Rocha Azevedo, 72 (Bela Vista)
RITZ - al. Franca, 1.088 (Jardins)
CABRAL - r. Camargo Cabral, 20 (Cid. Jardim).

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