São Paulo, quinta-feira, 6 de julho de 1995
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Hype do nome celebra nos 90 o culto à personalidade

ERIKA PALOMINO; EVA JOORY
COLUNISTA DA FOLHA

EVA JOORY
A moda dos anos 90 promove a valorização da personalidade, do indivíduo. Nesta temporada, cresce o hype em torno do nome e da imagem, numa espécie de mitologia pessoal ou daqueles do círculo de amizades de cada um.
Um dos exemplos são a onda de colares com letras e nomes. Modismo detonado entre modelos e estilistas, a prática -muito em voga nos anos 70- já chega até aos office-boys que usam no pescoço o nome de suas namoradas.
Não é bem o caso do modelo Johnny Luxo, 22, que tem uma letra ``J" em strass, que usa diariamente há três anos. ``Adoro usar adereços referentes ao meu nome, uso também dos amigos. É uma espécie de culto. Uso um colar com a cara da Katia Miranda (promoter), outro com a do Alexandre Herchcovitch.
Recentemente, Johnny Luxo teve executada pelo artista plástico Eduardo de Castro uma série de cinco pratos com seu rosto. Castro tirou a imagem da TV, com papel vegetal. ``Quem sabe agora não começo a comercializar toalhas e tapetes com minha cara", brinca.
O top estilista Jorge Kaufmann, 41, usa um colar escrito Kaufmann há oito meses. ``Comprei as letras numa loja de acessórios para bijuterias em Nova York. As letras estão escritas em dados de resina", explica o criador, que nos editoriais com suas roupas costuma pôr o colar nos modelos.
Alessandro Tierni, estilista, 23. usa um colar com seu sobrenome há dois meses. ``Marca minha personalidade. Já pensei e fazer camisetas com minha cara como se fosse um super-herói, um personagem dos quadrinhos".
Fora do Brasil, na revista ``W", a top Amber Valetta apareceu em fotos com seu nome escrito em caneta pilot na mão. O queridinho da moda americana Todd Oldham criou t-shirts com os nomes das tops. Em torno da imagem, ninguém avançou mais que Christian Lacroix para sua linha Bazaar, com os rostos de modelos como a sueca Helena Christensen estampados em sofisticadas camisetas. A canadense Eve Salvail, exibiu a sua -com seu rosto, claro- em sua passagem por São Paulo.
Quem gostou da tendência não vai ter muito trabalho. As letrinhas estão à venda em barracas na av. Paulista e na r. 25 de Março.

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