São Paulo, domingo, 9 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só maiores de 21 podem adotar

ALESSANDRA BLANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A única exigência para adotar uma criança é ter mais de 21 anos.
Durante o processo, será estudada a situação financeira e moral de quem está adotando.
Segundo o juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, Antonio Carlos Malheiros, é necessário comprovar se a criança terá uma moradia, alimentação e educação adequadas.
Quem quiser adotar deverá comparecer a um fórum regional e se cadastrar, fornecendo as características da criança que deseja.
Em seguida passará por entrevistas com assistentes sociais e avaliações psicológicas. Ao encontrar a criança, passará por um estágio de adaptação, que pode chegar a um ano. Só após a convivência é que será formalizada a adoção.
Casais estrangeiros passam por avaliações em seu próprio país e ficam entre 15 e 30 dias no Brasil para adaptação com a criança.
Em muitos casos, segundo o juiz, a adoção internacional é facilitada porque esses casais não escolhem cor ou idade das crianças e não limitam a adoção de irmãos.
Uma criança que chega abandonada à Febem leva em média um mês para ser colocada para adoção. Nesse período, tenta-se encontrar seus familiares.
Se não forem encontrados, a criança estará apta para a adoção. Se houver algum indício dos familiares, espera-se um período de três meses em média.
(ABl)

Texto Anterior: Mãe chora ao lembrar de 'parto adotivo'
Próximo Texto: Medo da polícia não impede sexo no carro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.