São Paulo, domingo, 9 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos fixam R$ 50 mil para aplicações em TBF

JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os bancos vão aumentar o depósito mínimo no DRA (Depósito com Reaplicação Automática (DRA). A aplicação mínima deve ficar ao redor de R$ 50 mil -dependendo da instituição.
Esse foi o consenso formado em almoço realizado em São Paulo, na última sexta-feira, reunindo diversos executivos de bancos, conforme a Folha apurou.
A nova alternativa de aplicação foi criada pelo Banco Central (BC) no âmbito do processo de desindexação da economia.
Com prazo mínimo de 90 dias, o DRA rende a TBF (Taxa Básica Financeira) e é uma das iniciativas do governo para alongar os prazos das aplicações financeiras.
Como mostra a tabela ao lado, a TBF é a alternativa mais rentável para as pessoas físicas -com o senão de exigir que o dinheiro fique preso por, no mínimo, 90 dias.

Rendimento mínimo
Pela regra baixada pelo BC, o rendimento mínimo do DRA será a TBF. Os bancos poderiam pagar um prêmio adicional, mas nenhum se dispôs a isso.
Ocorre que, para os grandes bancos de varejo, pagar a TBF significa aumentar o custo de captação -pagar um juro ainda maior do que o praticado hoje no CDB das agências.
Celso Scaramuzza, diretor-financeiro do Unibanco e membro da comissão de captação da Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos), diz que o custo de captação maior obrigaria elevar o juro cobrado nos empréstimos. ``Não é o momento para isso."
Ele explica que o DRA não permite flexibilidade no rendimento. É que os bancos não podem pagar, além da TBF, juros negativos -reduzindo o rendimento conforme o tamanho da aplicação.
Essa flexibilidade é permitida nos CDBs de 120 dias corrigidos pela TBF. Os bancos devem incentivar esse tipo de aplicação, acredita Scaramuzza.
O CDB corrigido pela TBF, completa, ``vai permitir um processo de alongamento dos prazos das aplicações" mais compatível com o custo pago ao aplicador e o cobrado de quem pede empréstimos bancários.
(JCO)

Texto Anterior: Câmbio e inflação
Próximo Texto: Mudança altera a renegociação de dívidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.