São Paulo, domingo, 9 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regulamentação sai este mês

DA REDAÇÃO

O Banco Central (BC) deve regulamentar este mês a caderneta de poupança vinculada, em que o poupador aplica por no mínimo três anos e recebe em troca o direito de um financiamento para comprar um imóvel.
Entre os pontos a serem ainda definidos pelo BC está o prazo para o rendimento, que deverá ser superior a um mês, como por exemplo, a cada 90 dias. Falta decidir também se a poupança vinculada poderá ser usada para imóveis usados.
O BC estuda criar caderneta vinculada remuneradas tanto pela TR, que corrige a poupança tradicional, como pela TBF, nova taxa de juros, mais alta que a TR.
A possível migração de recursos das cadernetas tradicionais para o novo depósito a prazo criado pelo governo -já apelidado pelo mercado de ``CDBzão"- assustou o setor da construção.
O presidente do Sinduscon (sindicato da construção), Eduardo Capobianco, acha que ``o governo vai enterrar a última forma de financiamento habitacional".
Opinião contrária tem o presidente da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), João Batista Gatti.
Para ele, apesar de render menos, a poupança prende o dinheiro por apenas 30 dias, contra 90 dias do ``CDBzão".

Texto Anterior: Regras são mantidas e aluguel continua alto
Próximo Texto: Reajuste provoca confusão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.