São Paulo, domingo, 9 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Droga é usada para roubar

The Wall Street Journal
De Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

Burundanga é a nova droga na Colômbia, e muito mais perigosa que a cocaína, diz o ``Journal".
Extraída de uma planta conhecida localmente como ``borrachera", ou bebedeira, faz as pessoas perderem a memória e a vontade própria, às vezes por alguns dias.
Segundo o ``Wall Street", ela tem sido usada por quadrilhas de assaltantes. A droga é misturada em algo que a vítima esteja bebendo ou comendo. Uma vez ingerida, a burundanga, usada pelos índios há séculos como planta medicinal, deixa as pessoas à mercê dos bandidos.
Normalmente, a vítima volta a si no dia seguinte, sentindo-se muito mal, sem nenhuma lembrança do que se passou e percebe que perdeu dinheiro, jóias, carros ou até que fez vários saques em caixas eletrônicos em benefício de seus assaltantes, diz o ``Journal".
``A vítima não pode dizer não. Ela não tem vontade e se torna muito sugestionável. É como uma hipnose química", disse ao ``Wall Street Journal" Camilo Uribe, chefe de toxologia dos hospitais públicos de Bogotá.
A droga é a principal fonte de escopolamina, medicamento usado como sedativo e em tratamento de problemas motores.

Texto Anterior: Piloto dos EUA foi salvo apesar de seus erros
Próximo Texto: EM RESUMO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.