São Paulo, domingo, 9 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o panorama político mexicano

FLAVIO CASTELLOTTI
DA CIDADE DO MÉXICO

O PRI nasceu em 1929 como partido do grupo vitorioso da Revolução Mexicana (1910-21) e desde então governa o país.
Domina com maioria absoluta as Câmaras Estaduais e o Congresso. Até 89, governou sozinho os 31 Estados e suas capitais. Hoje tem 27 dos 31 governadores.
O PRI se classifica como um partido nacionalista, mas sem exclusivismos ou chauvinismos.
Passa por uma reformulação ideológica para ``reaproximar-se de suas bases" e vencer as eleições presidenciais do ano 2000.
O PAN nasceu em 1944 baseado na teoria social cristã.
Seus dirigentes são, na maioria, líderes do setor produtivo privado mexicano. O partido possui fortes laços com a Igreja, sobretudo em seus setores mais conservadores.
Seus dirigentes são conhecidos pelo tom moralista de seu discurso. O PAN rechaça as críticas de elitista e neoliberal.
Se classifica como um partido democrático, "ao contrário do PRI e do PRD", diz Carlos Castillo Perazza, presidente do partido.
Atualmente, o PAN é o segundo maior partido e apresenta crescimento. O partido tem 103 dos 500 deputados federais e 23 dos 124 senadores, além de quatro governadores.
Em 89, uma dissidência do PRI, liderada por Cuatemoc Cárdenas, filho do ex-presidente Lázaro Cárdenas, origina o PRD (Partido de Revolução Democrática).
No mesmo ano, Cárdenas concorre com Carlos Salinas à Presidência. Segundo analistas, teria vencido, não fossem as fraudes.
O PRD se diz um partido em prol do Estado de Direito, da justiça social e da soberania nacional.
Os constantes conflitos com o PRI no governo Salinas (1989-94) e acirradas disputas internas enfraqueceram bastante sua imagem.
O PRD possui 71 dos 500 deputados federais e oito dos 124 senadores. Não possui nenhum governador de Estado ou prefeito de capital.
(FC)

Texto Anterior: Líder do PRI culpa mídia por desgaste do partido
Próximo Texto: Piloto dos EUA foi salvo apesar de seus erros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.