São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 1995
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Mais lições de um empreendedor

MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

MARCELO CHERTO e MARCOS RIZZO
Alguns dos que leram esta coluna na semana passada parecem ter ficado tão empolgados pelas idéias de Bud Hadfield quanto nós e nossos alunos da Franchising University que estiveram conosco na sede mundial da Kwik Kopy, empresa franqueadora que Bud fundou e dirige até hoje.
Pois aí vão outros ensinamentos que Bud, do alto dos seus 70 anos e muitos milhões de dólares, fez questão de nos passar:
"Na minha empresa, o telefonema mais importante é o que vem de um franqueado que está com problemas. O segundo mais importante é o de um novo candidato a franqueado".
"Bons empregados não trabalham para maus patrões... não por muito tempo".
"Vencer é um hábito. Infelizmente, perder também é".
"O sucesso só acontece para as pessoas que dão mais do que recebem".
"Uma pessoa é tão jovem quanto sua última idéia nova".
"Há dois tipos de empregado que qualquer patrão deve evitar: os que não fazem o que ele manda e os que só fazem o que ele manda".
"Nunca prometa o que você não pode cumprir e nunca venda o que você mesmo não compraria".
"A indecisão é um insulto ao progresso. Quando chegar a hora de tomar uma decisão a respeito de uma pessoa, um problema, ou o que seja, confie na sua intuição e aja de uma vez por todas".
"Para ser um bom franqueador, você precisa gostar de gente".
Visitas a escolas
E já que falamos em Franchising University, os alunos das Turmas 11 e 12, cujas aulas terão início nos dias 31/7 e 7/8, poderão visitar as sedes mundiais das seguintes empresas:
Dryclean USA (lavanderias), Holiday Inn (hotéis), New Horizons (escolas de informática para adultos) e Future Kids (informática para crianças).
E talvez também a Coca-Cola e, ainda sujeita a confirmação oficial, a Blockbuster, franqueadora de locadoras de vídeo.
Graduados de turmas anteriores também participarão da viagem.
``Invasão"
Pelas informações que temos recebido, dentro de mais dois ou três anos o mercado brasileiro terá sido "invadido por uma série de novas franquias estrangeiras do ramo de serviços.
Inclusive e principalmente serviços automotivos, como oficinas de funilaria e pintura, troca de escapamentos e freios, lojas de pneus, oficinas de regulagem e reparo de motores e outras do gênero.

MARCELO CHERTO é diretor-geral da Cherto & Rizzo Franchising. MARCUS RIZZO é presidente do Instituto Franchising. Os dois são professores da FGV e da Franchising University.

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