São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Não há crime', diz ex-secretário

DA REPORTAGEM LOCAL

O economista José Machado de Campos Filho, secretário da Fazenda durante o governo Quércia, diz que não há crime nos empréstimos concedidos ao Estado porque todos eles seguiram a legislação e receberam autorização do Banco Central.
``Não tem como enquadrar criminalmente essas operações porque todas elas estavam previstas na lei e seguiram autorizações do Banco Central e do Senado", diz Machado.
Segundo Machado, a procuradoria ``tem todo o direito" de pedir a quebra do sigilo bancário uma vez que está investigando os empréstimos concedidos pelo Banespa ao governo Quércia.
Na sua opinião, porém, ``algumas pessoas se esforçam em promover fatos para justificar uma ação política" contra a imagem do governo Quércia. Machado não quis citar nomes.
O ex-secretário diz também que, ao pedir os empréstimos, o governo Quércia ``imaginava" que ocorreria um aumento na arrecadação que proporcionaria a quitação das dívidas com o banco. O aumento da arrecadação, porém, não ocorreu.
Procurado em seu escritório político em São Paulo, o ex-governador Orestes Quércia não foi localizado para comentar o assunto. Segundo sua assessoria, ele está com a família em Londres (Inglaterra).

Texto Anterior: Rompido sigilo bancário do governo Orestes Quércia
Próximo Texto: Sete inquéritos apuram possíveis ilegalidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.