São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
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``É crescer ou morrer", diz Marinho

ELVIRA LOBATO
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

A associação do empresário Roberto Marinho com Rupert Murdoch (grupo News Corporation) para explorar a transmissão direta de TV por satélite na América Latina marca uma nova estratégia das Organizações Globo.
``Nosso futuro é crescer ou morrer e para crescer teremos que fazer parcerias, associações e acordos comerciais", declarou à Folha o vice-presidente da Rede Globo, Roberto Irineu Marinho.
Com o acordo, a News e a Globopar constituirão duas empresas: uma voltada exclusivamente para o mercado brasileiro, controlada pela Globo, e outra para os demais países da América Latina, controlada pela News.
As duas empresas vão explorar um novo filão de negócios do mercado de TV por assinatura (a que o usuário paga para ter acesso), chamado Direct Home TV.
Nesse serviço, os sinais de TV são transmitidos de satélites dotados de canais de alta frequência para miniantenas parabólicas, com diâmetro entre 45 e 90 cm.
A Globo não acredita que essa nova tecnologia vá concorrer com o mercado de TVs a cabo, segmento no qual ela tem apostado suas maiores fichas. É sócia de 42 empresas de TV a cabo no país.
Só neste ano, segundo afirmou o superintendente-executivo da Globopar, Mauro Molchansky, as Organizações Globo investirão US$ 280 milhões nos seus projetos de TV a cabo e de serviços de telecomunicações.
O projeto com a empresa de Murdoch prevê investimentos de US$ 300 milhões a US$ 500 milhões em cinco anos.
A Globo nega que sua associação com Murdoch tenha sido decidida apenas para enfrentar a concorrência com o grupo Abril, primeiro a fechar uma parceria internacional para explorar o Direct Home TV no Brasil.
No início do ano, a Abril assinou acordo com a Hughes Communications, da General Motors, para transmissão de 72 canais de TV no Brasil através do satélite norte-americano Galaxy.
Walter Longo, diretor-superintendente da TV Abril, afirmou que já esperava a associação entre as duas empresas: ``A Globo não iria ficar de fora deste mercado e tem uma filosofia de atuação semelhante à de Murdoch", disse.
O projeto da Abril está orçado em US$ 800 milhões e prevê o lançamento de dois satélites. Na primeira fase, o grupo Abril investirá US$ 20 milhões no Brasil.
A Globo e a Abril prevêem que começarão a explorar o serviço apenas no ano que vem.

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