São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995 |
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`Caprichos' ficaram 40 anos ocultos no depósito da Corte
DANIEL PIZA
Alguns modelos são aristocratas com quem Goya mantinha casos amorosos -como a duquesa d'Alba, título de uma de suas telas mais famosas e modelo de outra, ``A Maja Desnuda" (1805). As gravuras ficaram 40 anos no depósito da Corte, sem que ninguém pudesse vê-las. Goya foi considerado politicamente suspeito e, diz Hughes, passou a separar o homem público do privado. E sua arte -como nas séries de gravuras posteriores, ``Desastres de Guerra" (1810) e ``Os Desesperados" (1819)- foi ganhando expressividade sem se tornar panfletária ou romântica, como mostra a gravurista brasileira Fayga Ostrower em ensaio no livro. Sua célebre frase num dos ``Caprichos", ``O sonho da razão produz monstros", não defende o irracional, mas apenas reconhece sua força. Goya ficou, espantosamente, a meio caminho entre o racionalismo ingênuo de Rousseau e o irracionalismo perverso de Sade. (DP) Texto Anterior: Doença mudou a vida do artista em 1792 Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch Índice |
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