São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o que é a doença

JULIO ABRAMCZYK
REDATOR-MÉDICO

No atendimento médico de urgência de uma forte dor no peito, faz parte da rotina afastar um quadro agudo de infarto. Mas o resultado de seu eletrocardiograma foi normal. E após a sua hospitalização o ataque doloroso foi aliviado.
A dor causada pela isquemia do coração ocorre quando as necessidades de oxigênio do músculo cardíaco são maiores que a oferta. A causa mais frequente é a obstrução das coronárias (infarto).
Há muitos anos surgem versões sobre os problemas cardíacos de Boris Ieltsin, descobertos quando jogava basquete, na juventude. Poderia, pela idade, ser um problema de válvula cardíaca, mas Ieltsin continua praticando tênis.
Há o fato de ele beber. O alcoolismo pode levar a uma miocardiopatia, dilatando o coração e provocando insuficiência cardíaca, mas não necessariamente à isquemia.
Há cinco anos ele teria sido operado na Espanha para diminuir a compressão na raiz nervosa na espinha. Poderia eventualmente ser dor residual, se a compressão ocorreu na região cervical.
Poderia, finalmente, ser a "síndrome X", uma vasoconstrição anormal pré-arteriolar da coronária por disfunção de sua parede interna. Essa síndrome provoca a dor típica da isquemia.

Texto Anterior: Adversários tentam fragilizar o presidente
Próximo Texto: EUA reatam relações diplomáticas com o Vietnã depois de 20 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.