São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA reatam relações diplomáticas com o Vietnã depois de 20 anos

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

O presidente norte-americano, Bill Clinton, confirmou ontem o restabelecimento de relações diplomáticas entre os Estados Unidos e o Vietnã.
Em cerimônia realizada na Casa Branca (sede do governo, em Washington, capital dos EUA), Clinton disse que já era hora de EUA e Vietnã esquecerem o passado e seguirem em frente.
``Está mais do que na hora de virar a página", afirmou. O discurso do presidente foi transmitido ao vivo pelas TVs dos EUA.
O secretário de Estado, Warren Christopher, chefiará em agosto a primeira missão de diplomatas de alto nível dos EUA no Vietnã desde que foi abandonada a Embaixada de Saigon, em 1975, e o Vietnã do Norte (comunista) conquistou o então Vietnã do Sul (capitalista).
O Vietnã deixou de ser socialista em 1989. Há três anos, começaram as negociações para normalizar as relações entre os países.
Em fevereiro do ano passado, Clinton suspendeu o embargo econômico ao Vietnã.
O anúncio da normalização das relações diplomáticas foi aplaudido por empresários -interessados no mercado vietnamita- e criticado por políticos da oposição e pelas famílias de americanos desaparecidos na guerra (1965-73).
Eles temem que o Vietnã diminua as tentativas de localizar os cerca de 2.200 soldados americanos desaparecidos. Para Clinton, a normalização das relações EUA-Vietnã facilitará a procura. ``Vamos unir forças. O trabalho ficará mais fácil."

Texto Anterior: Entenda o que é a doença
Próximo Texto: Papel sofre novo aumento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.