São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sopas ganham status de primeiro prato no inverno

RENATA FRANCO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Neste ano, em que o frio chegou antes do inverno e parece não estar querendo ir embora, a sopa ganha status de primeiro prato e conquista a cidade. As opções são tantas que dá até para tomar uma sopa diferente a cada dia do inverno (veja quadro ao lado).
Alguns restaurantes resolveram ir adiante e criaram eventos especiais para dar mais evidência ao prato. O Santarella, por exemplo, está promovendo um festival em que oferece cinco opções diferentes a cada semana.
Até domingo, tem creme de palmito, sopa de brócolis com presunto cru, caldo verde, canja e sopa de ervilhas frescas com hortelã. O cliente paga R$ 12,00 e pode provar todos os sabores.
Já o Camelo e o Grill 23 resolveram introduzir a sopa no bufê e no rodízio. No Camelo é servida uma sopa diferente a cada dia. No Grill 23, que conta com rodízio de carnes, a cada dia da semana é reservado um consomê.
Os cremes também receberam inovações. No restaurante Charlô, por exemplo, o creme de abóbora vem acompanhado de pipocas. Outra opção da casa é o diferente creme de cenoura e laranja.
Quem também investe nos cremes, e com um preço bastante acessível, é o Quattrino. Entre suas sugestões estão os cremes de alcachofra, "funghi e palmito. Também apetitoso e mais consistente é o "ravioloni in brodo.
Os frutos do mar também estão em evidência. As ofertas vão do consomê pescador (frutos do mar, salmão, robalo, em caldo de açafrão e cardamone) do Ciao à "Boulabaise (sopa francesa que leva peixes e frutos do mar) do Baiúca.
O mar é ainda a fonte do La Trainera, que criou o "Leão Veloso (um caldo de peixe com lula, camarão e pedaços de peixe), e do Sushimassa e seu "yosenabe (caldo à base de algas e peixes, com verduras e frutos do mar).
O Le Coq Hardy também bebeu no mar para criar seu creme de camarão, lagosta e cavaquinhas, batizado ``bisque de crustacés".
Para quem preferir a cozinha italiana, o Menestrello e o Roma Jardins são duas das opções. O primeiro oferece sopa de tomate e creme de alcachofra. O Roma Jardins propõe algo mais insólito para os paladares da cidade: a "minestra de trippa alla Piemontese (tripa, couve, alho-poró e bacon).
Paladares afeitos a exotismos se deliciarão com o creme tailandês de banana com curry servido pelo Spot e com as sopas do Arábia, como a "hérice (sopa de grão de trigo com frango desfiado e canela) e a "richta (sopa de lentilha com pedaços de carne e cebola).

Texto Anterior: MADE IN USA; MADE IN ITALY; MADE IN FRANCE
Próximo Texto: Cabernet e Chardonnay dominam produção do chileno Santa Mônica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.