São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Distorções foram retiradas em tempo real

LUÍS ANTÔNIO GIRON
DA REPORTAGEM LOCAL

A restauração das gravações de Orlando Silva se deu por um processo inédito na música brasileira. Chama-se Cedar (Computer Enhanced Digital Audio Restoration) e foi desenvolvido em 1993 pela Universidade de Cambridge, Inglaterra.
O engenheiro de gravação Ricardo Carvalheira, da Cia. de Áudio, de São Paulo, coordenou o trabalho. Ele explica que o Cedar retira ruídos e anomalias em tempo real. ``O disco de 78 rpm tocava ao mesmo tempo que os processadores de som iam eliminando os problemas", descreve.
Distorção foi o principal deles. Fungos entranhados nos sulcos dos discos impedem que a agulha os trilhe com linearidade. Isso altera a altura e a definição sonoras.
As ``pipocas" e o chiado também representaram problemas na restauração. A voz se funde a esses ruído nas frequências agudas. ``O processo permite que voz e ruídos sejam separados e estes extraídos sem malefício para aquela", explica o engenheiro.
Ele diz que, até o Cedar, a única forma de separar ruído de voz era reequalizar a gravação: ``O processo comprometia parte do timbre original. As gravações da Revivendo, por exemplo, alteraram totalmente a voz de Orlando".
Para ele, equalizar significa obliterar o original. ``Fomos proibidos de fazê-lo com Orlando".
Entre os processos de conspurcação de originais, cita a reambientação. Consiste em criar novos ambientes sonoros com simulação de reverberação de ondas. ``Ecos e outros efeitos podem ser introduzidos com perda da informação sonora original", diz. (LAG)

Caixa: O Cantor das Multidões
Cantor: Orlando Silva
Lançamento: BMG Ariola
Preço: R$ 75 (três CDs)

Texto Anterior: Caixa limpa Orlando Silva de anomalias
Próximo Texto: Cartaz da instalação ``Anos Luz", de Marcelo Dantas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.