São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-secretário é libertado na Espanha

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ex-secretário de Segurança da Espanha, Rafael Vera, foi solto ontem, sob liberdade condicional, mediante o pagamento de fiança no valor de US$ 1,6 milhão. Ele estava preso havia cinco meses.
O ex-secretário é acusado de financiar os Grupos Antiterroristas de Liberação, esquadrões da morte ilegais criados nos anos 80 para combater a organização separatista basca ETA.
Vera, que foi secretário de Segurança entre 1982 e 1993, é acusado de tentativa de assassinato, falsificação, má gestão pública, evasão de dinheiro e acobertamento de detenções ilegais.
Ele teria matado 26 membros do ETA entre 1983 e 1987 na França.
O Partido Socialista Operário Espanhol (governo) pagou a fiança de Vera. Segundo o partido, foi ``solidariedade a um militante".
A Audiência Nacional, responsável pela libertação, disse que Vera recebeu a condicional porque ``não existe alarme social para que fique na prisão". Ele também teria sido posto em liberdade por não ter antecedentes criminais.
Segundo os juízes responsáveis pela decisão, quando ele foi preso em fevereiro ainda detinha poder para obstruir as investigações.
Outro ex-secretário de Segurança, Julián Sancristóbel, continua detido, sob a mesma acusação.

Texto Anterior: Ieltsin discute crise política com premiê
Próximo Texto: Premiê italiano consegue voto de confiança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.