São Paulo, sábado, 15 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banda deve lançar o seu novo disco em 96

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

O U2 está em estúdio novamente, junto com o seu produtor Brian Eno. Mas os fãs vão ter que esperar um pouco. O novo disco do conjunto, segundo Flanagan, só deve sair em meados de 96.
A banda está trabalhado com um material novo, fazendo experiências e compondo. Seu processo de criação se parece muito com a montagem de um quebra-cabeças.
A partir de trechos de velhas canções, refrões improvisados e longas `jams', as novas canções do U2 vão surgindo.
Muitas vezes a música precede a letra. Bono inventa versos enquanto a banda toca. ``Ele gosta de viver seus personagens, às vezes um profeta, um pregador ou um poeta, as letras surgem enquanto ele encena", diz Flanagan.
Algumas canções nascem de citações improvisadas feitas por Bono no palco.
A letra de ``Some Days are Better Than Others", do álbum ``Zooropa", inspirou outra, que permanece inédita e que se chama, por enquanto, ``Dirty Days".
Travestindo temas e melodias em novos estilos, a banda chega a variações que inspiram novos arranjos. ``Versões rap e reggae de suas composições estão tendo especial atenção dos rapazes, mas o resultado final pode ir para longe disto."
Os títulos e a sequência das faixas são cuidadosamente escolhidos. ``Certas canções têm necessariamente que vir depois de outras, os discos do U2 têm um fio condutor e Bono faz questão de controlar isso", diz Flanagan.
O processo de montagem é desigual, as músicas inacabadas vão tomando forma aleatoriamente, sendo encaixadas na medida em que o conjunto toma forma.
(SC)

Livro: At the End of the World
Autor: Bill Flanagan
Onde importar: Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, tel. 285-4033)
Quanto: R$ 33,27

Texto Anterior: Livro faz flagrante do U2 na história do pop
Próximo Texto: Grupo descobriu sensualidade no ritmo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.