São Paulo, sábado, 15 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renato Borghi volta aos palcos paulistanos vestido de mulher

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

Vestido de mulher, o ator Renato Borghi volta hoje aos palcos com ``Senhora do Camarim", homenageando, de uma vez só, as grandes atrizes do teatro brasileiro, suas camareiras e a dama da MPB e do Teatro de Revista Aracy Cortes.
Também autor do texto, Borghi criou e interpreta duas personagens: Clara Baby, uma atriz que encena a vida de Aracy Cortes, e sua camareira Lourdes.
``Em meus 37 anos de teatro, observei muito as camareiras, que acabam mantendo com as atrizes de quem cuidam uma relação mista de inveja, de dependência, de amor, de defesa", diz Borghi.
Lourdes é fruto também das vivências do ator, que teve também suas camareiras, como a ``Reginona". ``Ela morou 18 anos comigo, é madrinha do meu filho e acabou se tornando uma competente administradora teatral", conta.
A escolha de Aracy Cortes também não é casual. Co-fundador em 1961, com José Celso Martinez Corrêa, do heróico Teatro Oficina, Borghi abrigou em seu teatro em 1966 o show ``Rosa de Ouro", que unia Aracy e Clementina de Jesus e revelou Paulinho da Viola.
``Durante a temporada em São Paulo, ficaram todos morando lá no Oficina", diz o ator. Na peça, ele canta sucessos da cantora, como ``Carinhoso" e ``Linda Flor".
Quase um monólogo, a peça tem participação, por 15 minutos, de Ariel Borghi, filho do ator, no papel do namorado de Clara Baby. A direção é de dois jovens, integrantes de sua Cia. de Teatro Promíscuo. Com eles, Borghi pretende montar ``Édipo", livre adaptação das peças do grego Sófocles e do romano Sêneca. Por ora, no entanto, a vez é da comédia.

Peça: Senhora do Camarim
Autor e ator: Renato Borghi
Direção: Élcio Nogueira e Christiane Palazzo
Onde: Teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, tel. 011/288-0136)
Quando: sexta, às 21h, sábado, às 20h e 22h, e domingo, às 20h
Quanto: R$ 20,00

Texto Anterior: "Cidadão Kane" abre o ciclo de obras-primas na Cinemateca
Próximo Texto: Crianças ganham hoje duas estréias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.