São Paulo, sábado, 15 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Doze Dias" inicia série de relatos sobre viagens

FERNANDA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Livro: Doze Dias
Autora: Vita Sackville-West
Páginas: 128
Preço: R$ 14

``Doze Dias - Crônica de uma Viagem pelas Montanhas Bakhtiari", de Vita Sackville-West, é o primeiro de uma série de livros sobre viagens que a editora Marco Zero acaba de lançar. A este, já nas livrarias, vão se seguir ``Uma Aventura no Brasil", de Peter Fleming, e ``O Último Velho Lugar - Uma Busca Através de Portugal", de Datus Proper.
``Doze Dias" é sobre a viagem que a escritora Vita Sackville-West fez com seu marido Harold Nicholson, em 1924, pelas montanhas da antiga Pérsia, hoje Irã. O nome das montanhas, Bakhtiari, vem da tribo nômade que vivia por ali.
Vita, nascida em Paris em 1862, é mais conhecida por ter sido amante da escritora Virginia Wolf do que por seus livros.
Em ``Doze Dias", Vita vê com olhos irônicos o seu romantismo com a viagem. Trilhas estreitas, mulas que empacam, chuvas e lama vão revelar à escritora a ``falácia" do encanto da vida nômade.
Acostumada a viver nos círculos intelectuais ingleses com seu marido diplomata, Vita, embora fosse uma mulher fora dos padrões, não era exatamente uma aventureira.
As barracas e sacos de dormir eram uma tortura para quem buscava sobretudo encontrar pelo caminho flores exóticas para plantar no seu jardim inglês.
Mas, entre uma ironia e uma reclamação, a escritora mostra sua admiração pelo ``desconhecido".
``Doze Dias" é um relato de viagem mais interno do que externo. Ao ler o livro fica-se sabendo mais sobre as reações da escritora e do marido, do que sobre as montanhas em questão. Por um lado, é uma pena, já que se trata de um lugar desconhecido e exótico.
Mas por outro, qualquer livro de viagem só tem sua graça se for de fato muito pessoal -caso contrário, não passa de um guia.

Texto Anterior: Dicionário Houaiss pára por falta de verba
Próximo Texto: Persistência é dom do iluminado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.