São Paulo, domingo, 16 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça as diferenças

DA "NEW SCIENTIST"

Para diferenciar um macaco do Novo Mundo de um do Velho Mundo é preciso fazer um exame minucioso.
O melhor lugar para começar é pelo rosto. Os macacos do Novo Mundo têm nariz chato, com um septo largo descendo pelo meio, e suas narinas tendem a apontar para os lados.
Já os macacos do Velho Mundo costumam ter narizes estreitos, e suas narinas são voltadas para baixo.
Os macacos do Novo Mundo retiveram um terceiro dente pré-molar (que será difícil ver a não ser que seu objeto de estudo esteja sedado), enquanto os macacos do Velho Mundo têm apenas dois pré-molares, como os seres humanos.
Os ouvidos também são diferentes, embora isso não seja muito evidente quando vistas por fora. Nos seres humanos e em outras formas do Velho Mundo, o ouvido se estende num longo tubo ósseo, mas os primatas sul-americanos não possuem esse tubo.
Todos os macacos têm corpos adaptados para o deslocamento entre árvores. Geralmente têm braços e pernas de igual comprimento.
As mãos têm dedos longos, adaptados para agarrar galhos. Mas alguns dos macacos americanos menores retiveram algumas garras para ajudá-los a subir em árvores, como esquilos.
Alguns poucos macacos do Novo Mundo possuem caudas especializadas. Essas chamadas caudas preênseis são feitas de músculos fortes e usadas como um quinto membro quando se penduram ou sobem em árvores.
E como todos os macacos americanos são arborícolas -ou seja, passam a maior parte do tempo nas árvores-, os que possuem caudas preênseis têm vantagens especiais.
Mas se nenhuma dessas características for definitiva, basta descobrir onde vive seu macaco -esse dado é indiscutível. Os macacos do Velho Mundo vêm da Ásia e da África, mas as variedades do Novo Mundo vivem nas selvas da América Central e do Sul.

Texto Anterior: O lado humano de nosso macaco
Próximo Texto: Artistas usam e aprovam os parques de São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.